Perguntas Frequentes

  • Em que consiste o serviço de música ambiente fornecido pela Waybox?
    • Como fornecedor de conteúdos musicais licenciados, a Waybox disponibiliza a sua base de dados a todas as empresas que a queiram utilizar, como pano de fundo nos seus estabelecimentos, ou seja, a sua execução pública como música ambiente.

 

  • A vossa box é de difícil utilização?
    • Não, a nossa box é de fácil utilização e manipulação. A Waybox teve o especial cuidado de escolher uma box “user friendly”, que facilite a interacção e o manejar. Em todo caso, sempre que existir alguma dúvida, pode entrar em contacto com nossa Assistência Técnica.

 

  • O que é uma rádio temática?
    • Um conjunto de músicas que pertencem a um mesmo género musical (Rock, Soul, Jazz, Pop, Hip-Hop, Fado, Chill-Out, etc.), a um mesmo tema (Natal, Bandas Sonoras, Melhores Versões, etc.) ou a um mesmo artista (U2, Metallica, Xutos & Pontapés, Frank Sinatra, etc.). Cada rádio possui centenas de músicas.

 

  • É suposto o meu streaming parar?
    • Não. Contudo, podem existir fatores externos que o façam parar como: falha de corrente, de Internet ou de provisão.
      1. Na falha de corrente, não existe nada a fazer até que a mesma seja restabelecida.
      2. Na falha de rede, podem existir problemas com acessos ou os seus serviços de Internet podem não estar devidamente atualizados, de acordo com o parâmetros do fornecedor.
      3. Na falha de provisão, a Waybox estabelece prazos finais, acordados com o cliente, e não interrompe o streaming sem o contacto prévio com o mesmo.
      4. Não é nenhum dos casos retratados em cima.
      Entre em contacto com a Waybox, para verificar se existe algum problema com o seu fluxo de streaming.

 

  • É obrigatório pagar os direitos de Comunicação Pública?
    • O pagamento dos direitos de autor e conexos são obrigatórios por lei. Nomeadamente, no que respeita à comunicação ao público, o artigo 68º, n.º 2 alínea j) CDADC prescreve: “Assiste ao autor, entre outros, o direito exclusivo de fazer ou autorizar, por si ou pelos seus representantes [entidades de gestão colectiva]: (…) h) a colocação da obra à disposição do PÚBLICO, por fio ou sem fio, por forma a torná-la acessível a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido”. Caso se trate de uma comunicação privada, como será o caso de uma casa particular (de acesso limitado e não remunerado), podemos entender nos termos do artigo 75º, n.º 2 alínea a) que “são lícitas, sem o consentimento do autor, as seguintes utilizações da obra: a) (…) bem como a reprodução em qualquer meio realizada por pessoa singular para uso privado e sem fins comerciais directos ou indirectos; (…)”. Em particular o artigo 141º/3 do CDADC, estabelece que: “A autorização para executar em público, radiodifundir ou transmitir de qualquer modo a obra fixada deve igualmente ser dada por escrito e pode ser conferida a entidade diversa da que fez a fixação”. Paralelamente, nos termos do artigo 184º, carece de autorização do produtor do fonograma a difusão por qualquer meio, a execução pública dos mesmos e a colocação à disposição do público, por fio ou sem fio, por forma a que sejam acessíveis a qualquer pessoa a partir do local e no momento por ela escolhido. De resto, nos termos do artigo 195º do CDADC, constitui crime de usurpação qualquer utilização não autorizada de uma obra (e ainda da prestação de um artista intérprete ou executante, de um fonograma ou videograma, de uma emissão de radiodifusão) ou que exceda os limites da autorização concedida.

 

  • A Waybox tem mais serviços e soluções para além de música ambiente?
    • Sim, a Waybox apresenta um portefólio de soluções e serviços à medida de cada cliente. As nossa soluções são:
      1. Waybox Business – Solução de música ambiente, com todos os artistas do catálogo comercial.
      2. Waybox Plus – Pacote com todos os direitos incluídos e com acesso a música de artistas independentes..
      3. Waybox Screen – Serviço de Digital Signage, que complementa o ambiente do seu espaço através de media visual.

 

  • Onde é que eu posso escolher, organizar e gerir as rádios temáticas e as minhas playlists?
    • A Área de Cliente dá-lhe o acesso a tudo isso e muito mais. A Waybox disponibiliza, a todos os clientes, uma área reservada onde pode gerir tudo o que à música ambiente e restantes serviços diz respeito. Escolher rádios ou playlists, alterar dados de perfil, efectuar pagamentos ou carregar spots comerciais, são algumas das funcionalidades disponíveis.